quarta-feira, 29 de junho de 2011

Coopers Extra Strong Vintage Ale

Olá, pessoal! Neste post pretendo falar um pouco à respeito de um dos produtos da cervejaria australiana Coopers. Como sempre, entrei no site da fabricante (www.coopers.com.au), para dar uma olhada na proposta da cerveja e na sua história. E vale à pena comentar que é muito bem feito: para contar a história da família Coopers, por exemplo, eles fizeram uma montagem legal em que os próprios integrantes falam (literalmente) sobre os acontecimentos de suas vidas que envolviam a fabricação das cervejas, muito interessante. Outra particularidade da Coopers que me chamou atenção foi o fato de que eles incentivam as pessoas a produzirem suas próprias cervejas: no catálogo de produtos no site há a venda de ingredientes para a produção caseira e uma espécie de guia que ajuda a produzir a bebida. Muito legal para aquelas pessoas empolgadas (diferentes de mim!), que tem interesse em fabricar suas próprias cervejas.



Bom, mas vamos ao que interessa: a Coopers Extra Strong Vintage Ale tem esse nome gigante devido as peculiaridades de sua produção. A princípio, a cerveja é produzida como uma Strong Golden Ale com maltes especiais, então é armazenada em barris de carvalho, quanto mais tempo ela fica armazenada mais aprimorado fica o sabor. A que comprei pertence a safra de 2009 e saboreei ouvindo The Cure:



Aparência: cor acobreada e de aparência turva; a espuma é densa e duradoura com pouquíssimas bolhas e de cor amarronzada.

Aroma: este item sempre é o mais difícil para mim, senti um aroma frutado num primeiro momento e depois ficou parecido com azeitona. Acho que tenho que me dedicar mais a esta parte.

Paladar: pela aparência, esperava uma cerveja mais consistente, no entanto ela não é tão densa. O sabor do malte, que segundo informações é diferenciado é bastante evidente e, conseqüentemente, a presença do álcool também. Especialmente o final me lembrou conhaque (dos tempos em que eu ainda bebia destilados!), depois lendo sobre a cerveja descobri que é armazenada em barris de carvalho e sobre a presença de notas amadeiradas que realmente podem ser associadas a ela. Ao final, a cerveja vai passando a sensação de adstringência.

Drinkability: por ser uma cerveja com teor alcoólico de 7.5% ela é ideal para dias frios e fica melhor se não estiver gelada. O Drinkability não é muito alto, uma garrafa já é o suficiente para esquentar e ficar alegrinho.

Vale a pena: apesar do baixo drinkability eu achei que vale muito a pena. O equilíbrio entre o elemento alcoólico e o sabor me agradou bastante.

Onde encontrar: Comprei no Armazém da Serra no Mercado Municipal, foi a primeira vez que eu vi esta cerveja. Em supermercados, encontra-se fácil as outras cervejas da Coopers, mas não esta.




Acho que por hoje é só, até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário