quarta-feira, 25 de maio de 2011

Verboden Vrucht




Olá pessoal, como vai à vida? La vai meu primeiro post no blog do meu amigo (quase irmão) Andre. Sou o L-son, citado em um dos post dele (para ser exato no post da Baden Red Ale).

Bom, to aqui para falar um pouco de uma das cervejas que me chamou muito atenção, a Verboden Vrucht, uma Dark Strong Ale ( não sou fã das Ale) de alta fermentação, da cervejaria belga Hoegaarden. Um nome bem sugestivo, Verboden Vrucht que no bom português quer dizer Fruto Proibido. Rótulo, inspirado em um quadro de Peter Paul Rubens, (um amante da arte, nascido na cidade de Siengen, na Vestfália, atualmente uma região da Alemanha), que retrata Adão e Eva, com uma diferença do original, a maçã da lugar a copos de cerveja. Devido ao rótulo, essa cerveja (fantástica) foi proibida de entrar no território norte-americano. Um processo da American Bureau of Alcool, Tabacco and Firearms acusou a cervejaria de pornografia, (vai entender isso, azar o deles não sabe o que perderam), esse episodio, tanto quanto estranho em minha opinião, fez dessa Strong Ale rara de se achar.

Aparência:

Cor: Marrom escuro, turvo.

Creme: Media formação e pouca duração, densa com bolhas pequenas.

Corpo: De densidade mediana.

Aroma:

Destaca-se o malte, do café ao caramelo, o segundo com maior destaque. O álcool presente, facilmente percebido (explicado pelos 8,5% de teor alcoólico).

Gosto:

Não sou fã das ale (repetindo), mais essa pra mim se destacou bem. Um sabor adocicado contrabalanceado pelo álcool, o que não deixa o doce prevalecer e nem o álcool se destacar tanto, um equilíbrio fantástico. No primeiro gole percebe bem o malte, como havia dito antes o caramelo destaca-se mais. O mais interessante vem agora, ela fica mais saborosa quando vai esquentando no copo, o adocicado se destaca, porém não e enjoativo, agradável e que marca bem na boca.

Drinkability:

Alto, da muita vontade de beber mais, mas lá vai uma dica: uma é ótima, duas vai bem, três é certeza que você anda pisando em ovos, quarta você vai trocar o nome de alguém não tenha duvidas, bom, daqui pra frente...! Quanto a isso e só se controlar.

Conclusão:

Compre, se achar, compre com certeza. Como disse no inicio não é uma cerveja fácil de achar, Mercado Municipal de Curitiba foi onde encontrei, e quando a encontrei, como já conhecia outra da Hoegaarden, não perdi tempo, me abracei na causa.

Obs: Prometo a vocês que falarei mais sobre a história da cervejaria Hoegaarden. Abraços e boas cervejas a todos!

Um comentário:

  1. ce eu achar, eu compro! parabens pelo post, espero que seja o primeir de muitos!!!

    ResponderExcluir