terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Delirium Nocturnum




Olá! Como disse no último post, volto para analisar mais um produto da linha Delirium ou as cervejas do elefantinho cor-de-rosa; desta vez, tomei a Delirium Nocturnum. No post anterior, sobre a Delirium Tremens, já falei um pouco sobre a cervejaria Huyghe, então vou me dedicar mais a cerveja.


Sobre a Delirium Nocturnum, não consegui descobrir em que ano ela começou a ser comercializada, mas percebe-se que é um resultado do sucesso que a Delirium Tremens fez; assim como sua antecessora, também foi proibida inicialmente nos Estados Unidos por suposto incentivo ao alcoolismo. A sua embalagem traz também a imagem do mascote cor-de-rosa da linha, só que desta vez, em um fundo roxo.


A Nocturnum é um Belgian Dark Strong Ale, que tem como principais características a cor escura e o alto teor alcoólico. Seu aroma é adocicado e me lembrou uvas; sua espuma é marrom com bolhas pequenas e de pouca duração; tem uma bela aparência avermelhada e escura. É uma cerveja complexa, sua fabricação leva cinco maltes diferentes e é fermentada três vezes. Apesar da graduação alcoólica de 8,5%, o álcool não se sobressai, pelo contrário, é parte de um conjunto harmonioso; é uma cerveja doce, mas não enjoativa; percebi notas de uvas inicialmente, e ao final, notas de baunilha. No site Brejas, várias pessoas comentaram sua impressão a respeito da cerveja e avaliaram de forma bem diferente, apontando notas de chocolate e caramelo, principalmente; acho que teria que experimentar novamente para comparar as avaliações.

Por ser uma cerveja bem forte, seu drinkability é baixo, ainda mais nestes dias encalorados e sonolentos. Mas, vale a pena investir nesta cerveja pela sua complexidade e fabricação elaborada; ela pode ser encontrada em Curitiba no Clube do Malte. Por hoje é só, deixem comentários e impressões registradas e até a próxima!!!





Um comentário: