quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Young´s Double Chocolate Stout com trufa Puro Cacau


Olá, pessoal!!! Começo este post ao som do Smiths (a primeira de muitas colaborações da nossa amiga Barbara) e, como prometi na última vez, não vou escrever sobre uma cerveja alemã ou de trigo hoje. Desta vez, vou falar da inglesa Young´s Double Chocolate Stout; mas, como se não bastasse uma cerveja que leva chocolate em sua composição, eu resolvi harmonizá-la com uma trufa da Cacau Show, a Puro Cacau. Essa idéia surgiu quando eu vi um vídeo sobre a combinação de chocolate e cerveja no Bar do Celso na época de Páscoa, e desde então tenho o desejo de unir essas duas maravilhas da natureza. Bom, finalmente consegui, só alerto para o fato de que será totalmente amador (mais do que o normal), já que é a primeira vez que me proponho a analisar uma harmonização.

A Double Chocolate Stout é uma premiada cerveja da Young´s. O site da fabricante explica que a cerveja leva a essência, o malte e o próprio chocolate em sua composição, este diferencial combina perfeitamente com a cerveja do tipo Stout. O chocolate já está presente no aroma suavemente doce da Young’s, na aparência a cerveja é bastante escura e turva. Antes de harmonizá-la, tomei somente a cerveja, as notas de chocolate estão presentes em todo o momento, apesar disso a cerveja não chega a ser doce. Se nas outras Stouts consegui perceber notas achocolatadas, nesta o sabor é bem mais acentuado. Conclusão: para os admiradores das Stouts, é imperdível; para as outras pessoas também; gostei muito da cerveja, tem muita personalidade.

Para fazer a harmonização, escolhi a trufa Puro Cacau da Cacau Show. Penso que deveria ter escolhido um chocolate mais neutro, já que a Puro Cacau é uma trufa com casca e recheio de chocolate com 55% de cacau, o que lhe confere um sabor bem característico. Acontece que esta é a minha favorita e eu não quis ser lógica... Bom, vamos à harmonização: apesar da Young´s não ter um amargor pronunciado, ela intensificou o amargor da trufa; o gosto do álcool, logicamente, se tornou mais evidente também, conferindo para a combinação um sabor que remete a licor. Gostei da combinação, mas pessoalmente prefiro a cerveja e o chocolate separadamente.

Espero não ter escrito nenhuma besteira! Só sei que esse negócio de harmonização é uma experiência bem divertida, acho que vou fazer mais vezes. Até a próxima, pessoal...

2 comentários:

  1. Nossa, acho que foi a melhor stout que ja tomei!! (claro existe a guinness, mas essa é muito foda, o legal desta é que ela é mais "viscossa" nã tem tanta diferença entre o creme e o liquido.
    Parabens pelo belo post More!!!

    ResponderExcluir
  2. Nay, tomei a de garrafa agora no começo do ano =D, muito boa tbm, mas diferente...o creme não é tão denso (e as bolhas são maiores), e ela parece um pouco mais carbonatada, mas tbm é muito boa, excelente pedida ;)...bjs galera do blog =)!!

    ResponderExcluir