segunda-feira, 12 de julho de 2010

Leffe Blonde

Quando Deus fez o mundo, ele definitivamente estava ouvindo AC/DC e tomando uma Leffe Blonde!

Vamos por partes. Estou escrevendo e aguardando enquanto minha "neck" esta gelando no freezer aqui do lado. =) Estudos dizem que a Leffe Blonde precisa ser provada em uma temperatura entre 5ºC - 7ºC, ou seja, demora alguns minutos para ela ficar no ponto.

Enquanto aguardo minha companheira, vamos falar um pouco sobre suas características

Rótulo >
De cara - dentre as inúmeras cervejas que você vai encontrar em uma prateleira - a Leffe vai te chamar a atenção rapidamente. Produzida desde 1240 (segundo dados do nosso amigo Brejas), essa cerveja é produzia pelos Monges de Abadia Belga na região de Leffe, por isso o nome. O rótulo foi se modificando ao passar dos anos até chegar nessa maravilhosa obra prima:



Estilo > Como postei o básico sobre os tipos de cervejas que encontraremos durante as degustações, vamos aprofundar um pouco mais sobre o tipo específico que beberemos no post.

A Leffe Blonde se encaixa na família das Belgian Blond Ale. Praticamente são um pouco mais encorpadas e com uma cor mais dourada do que as Pale Ales Belgas, podendo também serem conhecidas como Golden Ale (pela coloração como foi dito).
PS: Não se atente tanto a esses detalhes se você nao é um degustador profissional (neste caso, o meu caso =D). Degustar, acima de tudo, é uma diversão onde você descobre novos sabores!

Copo para degustar > Sim, sou fresco com esse assunto uahauha! Até por que, se existem copos específicos que ajudam a degustar melhorando o aroma e aperfeiçoando o sabor da bebida, por que não usá-los? =D (postarei algo sobre isso mais pra frente).

Você pode utilizar: O Cálice (Trapista)



Se não tiver, utilize uma Tulipa mesmo (vai ser o meu caso auhauha)

Degustação > Tudo pronto, vamos para a parte boa!



Cor: Dourada, como nunca tinha visto antes! =) Bem intenso, fabuloso

Aroma: Tipico das Cervejas de Abadia. Um aroma mais forte que das cervejas normais, porém, esta Abadia tem um aroma mais gostoso. Fácil sentir um toque de cravo e frutas (não consigo definir quais =/)

Creme: Branco/Dourado, consistente e de grande duração! Fica por muito tempo, e quando começa a baixar parece que vai grudando nas paredes do copo.

Sabor: Consistente, cremosa e marcante! Pra que quer começar a degustar cervejas diferentes, aconselho esta. Possui um sabor um pouco adocicado, mas nada enjoativo como algumas Malzebiers da vida. A persistência dos sabores é grande, mantendo o gosto na boca durante um bom tempo (para nossa sorte).

Conclusão > Se você tiver a oportunidade de ter uma desta na geladeira para impressionar seu sogro quando for pedir alguma coisa, tenha!

Onde encontrar em Curitiba > Ahh, eu e o André encontramos esta malandra em um Mercado conhecido, em um bairro que eu não lembro o nome! Enfim, o Mercado se chama Angeloni e possui uma grande variedade de cervejas de alta qualidade para apreciadores!

Veja bem, degustar cervejas ou qualquer outro tipo de bebida não é um bicho de sete cabeças, basta você ter a iniciativa de comprar e estudar um pouco para melhor sentir o gosto e o aroma de uma bebida que vai lhe proporcionar muito prazer! =)

Fica aqui a dica desta maravilhosa Blond Ale Belga. Minha primeira experiência com ela e garanto que não será a última!

Saúde!

4 comentários:

  1. Issu sim é que é um otimo blog sobre cultura que nos da prazer em ler

    ResponderExcluir
  2. Cara esse blog me deixa com agua na boa

    ResponderExcluir
  3. Me deu mta vontade de provar essa cerveja feita por monges, estou com agua na boca aq!!!! Parabéns Pora

    ResponderExcluir