segunda-feira, 26 de julho de 2010

Kölsch - Eisenbahn


Ao som de Misfits – o disco Project 1950 começo o post sobre a Kölsch da Eisenbahn: Kölsch é um estilo de cerveja originário da cidade de Colônia, na Alemanha. São poucas as cervejarias que a produzem no mundo, apenas 20 incluindo esta e mais uma que se chama Banberg Kölsch (das nacionais). Ela é de alta fermentação (que gostoso, isso implica num maior amargor, porém diferente das Ale inglesas, mais parecida com as Ale Belgas, já explico o por que); produzida com quatro tipos de maltes.

Seu aspecto no copo é dourado e transparente, que se consegue ver do outro lado , porém não como as Pilsen ou Lager que são bem clarinhas;
Seu creme (espuma) é farto, com bolhas pequenas e se mantém por bastante tempo, seu aroma é frutado, por isso é mais parecida com as Ales Belgas e diferentes das Ales inglesas que são claras e somente mais amargas. As belgas normalmente tem este sabor frutado, mas que não consegui identificar, apenas perceber que são cítricas. Também não consegui identificar os maltes, infelizmente terei que continuar bebendo para conseguir este feito.

O Bacana dela é que o gostinho frutado fica na boa e se mantém no decorrer do tempo,é bem liquida porém não é rala, ou seja seu Drinkability é bem legal, você vai bebendo e ela continua gostosa e agradável, tem teor alcoolico baixo (4,8) então tem que bebe –la muito para te deixar “bão”. O copo que usei foi um Lager, que ganhei do Habbis voltado para a copa. Ele é bacana para ver bem a cor da belezinha.

Vale A pena:
Eta e como vale, se você se deparar com algumas cervejas no mercado ou bares – e gostar das de alta fermentação - não irá se decepcionar se escolhe -la, é muito boa.

Aonde achar:
Nos Mercadoramas sempre estão a sua disposição, já a vi no Angeloni e nos bares que tem uma carta de cervejas.
Como referencia, usei o Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado (ótimo guia, vale muito a pena adquiri – lo) e o site da Eisenbahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário