segunda-feira, 18 de abril de 2011

Weltenburger Kloster – Barock Dunkel


Já se passaram seis meses desde a última vez que eu postei aqui no blog sobre a Eisenbahn Weissbier; a prolongada ausência deveu-se inicialmente aos deveres acadêmicos e, depois, a uma baita preguiça e sempre me permitia adiar mais e mais este momento. Consegui superá-la graças a outra cerveja que não é o objeto deste post, mas será do próximo...
Enfim, sem mais delongas, vamos à cerveja: se trata da Barock Dunkel, da Cervejaria Weltenburger Kloster. A Cervejaria pertence ao Mosteiro de Weltenburg, cidade que fica às margens do Danúbio na Alemanha; no site www.weltenburger.com.br há um vídeo em que aparece imagens da cidade, do mosteiro e da cervejaria e que fala a respeito da produção da cerveja. A Barock Dunkel é o carro chefe da empresa, que possui mais três tipos, já que preserva uma das receitas mais antigas (datada aproximadamente de 1050) do estilo Munich Dunkel. O site é muito bonito e fico feliz de ter visto só depois de ter tomado a cerveja porque toda a propaganda em cima da tradição teria me influenciado na hora da avaliação.







O aroma da Barock Dunkel apresenta o torrado típico das Dunkel, apesar de nela ser mais leve que o normal. Em relação a sua aparência, possui uma espuma densa e amarelada; a cerveja é límpida e tem a tonalidade marrom. No sabor sente-se um discreto gosto do torrado do malte e o leve amargor do lúpulo; li nas avaliações feitas pelos usuários do Brejas que muitos perceberam o sabor de caramelo que, confesso, me passou batido.
Conclusão: O Drinkability é intenso. A cerveja é extremamente leve, apesar de possuir todas as particularidades das Dunkel, e por isso não sacia com tanta facilidade exigindo várias garrafas, experiência que eu ainda quero ter nesta vida quando estiver mais abonada. Acredito que valha a pena experimentá-la tanto pelas suas características quanto pela tradição que representa. Adquiri a cerveja no Mercado Municipal de Curitiba, na loja com maior variedade de cervejas que tem por lá (não me lembro o nome), não me lembro o valor também (eu sei que não estou ajudando muito), mas não deve ser mais que uns 10 reais. Vale lembrar que esta cerveja está sendo produzida pelo Grupo Petrópolis no Brasil e, mesmo tendo a mesma receita, não possui os mesmos ingredientes da cerveja importada da Alemanha. Bom, Weltenburg entrou na minha lista de cidades para conhecer no mundo um dia. Até a próxima!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário