sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Weihenstephaner – Hefe Weissbier

Olá, novamente!!! Ao som do Who, inicio este post que tem como tema mais um delicioso presente: a weissbier Weihenstephaner Hefe Weissbier. Cerveja do estilo German Weizen, é fabricada pela Weihenstephaner, considerada a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade.

A Weihenstephaner tem uma história que remonta ao século VIII, mas foi em 1040 que o mosteiro ao qual pertencia a cervejaria conseguiu licença oficial para produção e venda; portanto este é o ano considerado inicial. No ano de 1803, a cervejaria passou a pertencer ao estado da Baviera. O que achei mais interessante na história da cervejaria é o fato de ela ser uma referência tecnológica: desde a época do mosteiro ela já inovava nas técnicas agrícolas e de produção. No século XIX, formou-se ao seu redor a Universidade de Agricultura e Cervejaria; atualmente está ligada a Universidade Técnica de Munique, instituto que possui o maior acervo de leveduras do mundo.

Mas, a tradição não está perdida em meio à tecnologia. Esta Hefe Weiss se mantém fiel ao estilo que, segundo Ronaldo Morado no Larousse da Cerveja, é servido no desjejum no sul da Alemanha. A cerveja possui uma aparência opaca, de cor âmbar; sua espuma é clara, densa e persiste até o final. No paladar, como é tradição, a cerveja é leve. Impressiona por ser bem líquida e predominam as notas de banana. Em minha opinião, uma cerveja com drinkability bem alto já que é extremamente refrescante e suave; perfeita para as noites gostosas de verão como as da semana que passou. O próximo passo será ter uma experiência verdadeiramente alemã e tomá-la em uma manhã de verão.

Para os interessados, a cerveja pode ser encontrada em Curitiba no Templo da Cerveja, mas acredito que outras lojas especializadas vendam também. Bom, por hoje é isto pessoal! Até a próxima...




P.S. - Estou atrás do elefantinho rosa para uma próxima postagem, espero que eu consiga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário