Por falta de saúde da Nay e minha, faço um post um pouco diferente, sobre harmonizações, inclusive esta matéria também foi postada no site Malagueta (www.malaguetacomunicacao.com.br)
Quando se fala sobre harmonização entre comida e bebida, automaticamente é pensado em vinho, e por que não em cerveja? Mesmo dentro de bares, para conciliarmos com as comidas típicas destes estabelecimentos, e atualmente em restaurantes, onde podemos apreciá-las com pratos mais sofisticados, ou ainda, em casa, que podemos escolher os ingredientes, ir pro fogão, escolher a cerveja e desfrutá-las com uma companhia perfeita.
Como há vários estilos de cervejas (basicamente separadas entre as Ales - de Alta fermentação - e as Lagers - de Baixa fermentação), as harmonizações se tornam mais versáteis, podendo unir um único prato com vários estilos, muitas vezes bastante próximos, porém com tênues diferenças, mas que deixam suas características bem expressivas, melhorando o paladar – afinal – este é o objetivo.
O que se propõe é tanto unir as características da bebida com a comida, ou contrastá-las, mas sempre as deixando balanceadas:
Comidas mais fortes, com molhos mais condimentados, pratos mais gordurosos ou pesados tendem a serem degustados com as de alta fermentação por serem normalmente mais fortes e complexas (tanto no aroma quanto no paladar):
Hamurgers tem uma aliança ótima com as American Pale Ale (que são de alta fermentação, mais fortes, porém com notas do paladar e aromas frutados);
Carne vermelha assada ou churrascos, vão muito bem com as IPAS (India Pale Ale) que também são de alta fermentação porém com notas bastante acentuadas de lupulo, que "retiram" a gordura do paladar, porém as notas do malte afloram as papilas degustativas, propiciando uma melhor percepção;
Já as comidas mais leves como as entradas ou carnes brancas normalmente são mais indicadas cervejas de baixa fermentação, por serem mais leves e refrescantes.
Peixes e frutos do mar são otimas com as lagers, se forem usados molhos um pouco mais condimentados, prefira a bebida com maiores doses de lupulos para equilibra - las melhor;
Frangos também vão bem que este estilo, mesmo em sua imensa variedade de pratos e temperos.
Podemos levar em consideração também a regionalidade, orientando-se de onde veio o prato e degustá-lo com uma cerveja do mesma lugar.
Obviamente, isso não é um padrão, uma regra. Já comi um risoto de queijo parmesão com uma India Pale Ale; Outra vez Comi um Strogonoff de carne vermelha com uma Weissbock (uma cerveja escura de trigo, mais forte) e ficou ótimo. O bacana de se fazer a harmonização com cerveja, é que por se tratar de uma bebida tipicamente voltada para festas e encontros extrovertidos, a relação pode ser mais despreocupada e voltada para novas experiências.
Peço desculpas pelas fotos, pois não tenho nenhuma sobre o assunto, mas em breve faremos um troço mais decente!!!!!!!!!!!
Sempre fui adepto de conciliar cerveja com algumas refeições, excelente texto!
ResponderExcluir