domingo, 4 de setembro de 2011

Original Wexford Irish Style Crème Ale - Publicado por Paulo Galuzio


A convite dos cervejeiros deste blog, vou dar uma pequena contribuição com um post a respeito da cerveja Original Wexford Irish Style Crème Ale (ufa!), produzida pela Greene King, uma cervejaria inglesa e das mais respeitadas da Europa, responsável pela produção da Old Speckled Han, Abbot Ale e outras cervejas de respeito. Fundada em 1799, a Greene King responde hoje por cerca de 2% do mercado cervejeiro inglês, além de possuir vários pubs, restaurantes e até hotéis.



Quanto à cerveja propriamente dita, a Wexford chama a atenção já na prateleira, além de ser muito bonita a latinha trás várias informações a respeito da cerveja, uma das frases é traduzida mais ou menos assim: "Baseada numa tradicional receita irlandesa do condado de Wexford que remonta a 1810, nós usamos apenas os melhores ingredientes para assegurar que a nossa Ale Wexford possui uma suave cremosidade. Acreditamos que você apreciará". E de fato eles não mentem, se eu pudesse definir a Wexford com uma palavra, cremosa certamente seria uma escolha adequada.

Quando servida a Wexford chama atenção pela aparência, devido ao uso de uma capsula de nitrogênio dentro da latinha a cerveja lembra muito a Guinnes, apenas com uma linda cor acobreada. Assim como a Guinnes é preciso esperar um tempo depois de servir para a formação do creme, que é muito denso, claro e persistente. Entretanto as semelhanças com famosa Stout não vão muito além. A começar pelo aroma que é bastante suave, com alguma coisa de caramelo.


Já no aroma percebe-se a pouca presença de lúpulo nesta cerveja, uma característica na minha opnião decepcionante, pois esperava uma cerveja mais lupulada. Infelizmente estas expectativas se confirmam no sabor e a cerveja se revela bastante suave e com um baixo amargor. O sabor do malte é predominante, mas ela não é muito doce como geralmente acontece com cervejas muito maltadas. Em alguns sites falam de notas de caramelo, mas eu particulamente não percebi.

Todas essas características comprometem o drinkability, no entanto eu realmente acredito que essa cerveja se sairia bem melhor se acompanhada de uma carne branca bem temperada, ou bem gelada num dia bem quente!

No final das contas se trata de uma boa cerveja, bastante agradável. Algumas características a colocam fora do pódium das melhores, mas ainda assim é uma excelente experiência. Como eu ganhei de aniversário da Debora, não sei bem o preço, mas deve estar na casa de 15 a 20 reais e pode ser encontrada no Armazém da Serra, no mercado municipal.

2 comentários:

  1. só pelo falo de estar escrito: Créme Ale, já me da sede! uahauhauha mto bom o post! =) esperamos outras participações!

    ResponderExcluir
  2. Po, que pena, eu bebi lá no Sheridans e curti bastante, senti uma certa decepção pela cerveja no post!! Parabens pela postagem!!

    ResponderExcluir