domingo, 27 de novembro de 2011

Cream Porter - Way Beer

Ao som do Motorrocker, começo mais um post, sobre a cerveja Way Cream Porter!!

O estilo Porter, é de alta fermentaçãon (Ale), com alguns maltes torrados e outros caramelizados. Parafraseando o site dos caras:

"O estilo Porter foi bastante popular nos séculos 18 e 19 na Grã-Bretanha. O nome está relacionado com os trabalhadores dos portos, em especial o londrino,
que faziam misturas de cervejas para obter uma bebida escura e mais alcoólica."

A cervejaria é aqui de Pinhais,com abertura em 2010, e tem um site bem bonito (www.waybeer.com.br). Procurava essa cerveja já a algum tempo, e consegui encontrá - la no Clube do Malte, por menos de R$ 10,00 (não lembro o valor certo).


Vamos a cerveja:

Cor: Bastante escura, turva;

Creme: Amarelado, bolhas grandes que não ficam, li um pessoal que escreveu sobre ela no Bejas, e na pressão aparentemente é mais volumosa;

Corpo: Médio;

Aroma: Leve torra;

Gosto: Bem torrado, com notas de caramelo e bastante forte. Bem encorpada, gostosa de se beber, seu drinkability é alto, mesmo com o caramelo, ela
vai que vai;

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dado Bier - Ilex


Desde uma semana, mais ou menos, a Daisy,Kitty e o Lewis não saem da minha cabeça, portanto, é com eles ao fundo que faço essa postagem!

Desssa vez é uma cerveja sulista, a Dado Ilex, uma cerveja com Erva Mate!!

A Dado Bier é uma cervejaria de Porto Alegre, que começou num restaurante em 1995, com a iniciativa de harmonizações,mas desde de 2009 expande suas cervejas para o Brasil. Essas informações foram retiradas do site dos caras (www.dadobier.com.br), que mescla tanto as cervejas, quanto um espaço para o restaurante.

Vamos a cerveja:

Cor: Amarelo, porém um pouco mais turva;

Corpo: Bastante líquida;

Aroma: Das lagers (ela é de baixa fermentação), e herbal (no sentido de cheiro de mato, por falta de outro termo usei este. Caso alguém tenha um
termo melhor, por favor me avise!!);

Gosto:
Bem gostosa, parece com as lagers premium, por ser mais forte e com mais personalidade(tem7% de teor alcólico); inclusive, com mais dessas duas qualidade do que eu esperava. Com notas pronunciadas de Lúpulo, senti notas da erva mate no final, pra quem toma chimarrão, é aquele gosto que fica na boca, e este gosto (que adoro), te acompanha entre os goles. Porém tem um Drinkability baixo, uma garrafa te satisfaz.


Conclusão:
Ótima, mesmo tendo Drinkability baixo, seu paladar vale bastate a pena. Pra quem curte um chimarrão, é bem legal.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Weihenstephaner – Hefe Weissbier

Olá, novamente!!! Ao som do Who, inicio este post que tem como tema mais um delicioso presente: a weissbier Weihenstephaner Hefe Weissbier. Cerveja do estilo German Weizen, é fabricada pela Weihenstephaner, considerada a cervejaria mais antiga do mundo ainda em atividade.

A Weihenstephaner tem uma história que remonta ao século VIII, mas foi em 1040 que o mosteiro ao qual pertencia a cervejaria conseguiu licença oficial para produção e venda; portanto este é o ano considerado inicial. No ano de 1803, a cervejaria passou a pertencer ao estado da Baviera. O que achei mais interessante na história da cervejaria é o fato de ela ser uma referência tecnológica: desde a época do mosteiro ela já inovava nas técnicas agrícolas e de produção. No século XIX, formou-se ao seu redor a Universidade de Agricultura e Cervejaria; atualmente está ligada a Universidade Técnica de Munique, instituto que possui o maior acervo de leveduras do mundo.

Mas, a tradição não está perdida em meio à tecnologia. Esta Hefe Weiss se mantém fiel ao estilo que, segundo Ronaldo Morado no Larousse da Cerveja, é servido no desjejum no sul da Alemanha. A cerveja possui uma aparência opaca, de cor âmbar; sua espuma é clara, densa e persiste até o final. No paladar, como é tradição, a cerveja é leve. Impressiona por ser bem líquida e predominam as notas de banana. Em minha opinião, uma cerveja com drinkability bem alto já que é extremamente refrescante e suave; perfeita para as noites gostosas de verão como as da semana que passou. O próximo passo será ter uma experiência verdadeiramente alemã e tomá-la em uma manhã de verão.

Para os interessados, a cerveja pode ser encontrada em Curitiba no Templo da Cerveja, mas acredito que outras lojas especializadas vendam também. Bom, por hoje é isto pessoal! Até a próxima...




P.S. - Estou atrás do elefantinho rosa para uma próxima postagem, espero que eu consiga...