domingo, 21 de agosto de 2011

OETTINGER – HEFEWEIβBIER


Olá, pessoal! Hoje apresento para vocês a cerveja Oettinger Hefeweiβbier e agradeço desde já pelo presente aos meus amigos Paulo e Débora que sabem que eu sou chegada nas cervejas de trigo. A cerveja, do estilo German Weizen, é produzida pela Oettinger Brauerei GmbH, cervejaria alemã com uma tradição que remonta ao ano de 1731. No site da cervejaria explica-se que, de propriedade familiar, sua origem é na cidade de Oettingen.
Mas, apesar de preservar a tradição, inclusive nos rótulos elegantes das cervejas, a Oettinger tem um apelo comercial forte e voltado para a atualidade, elemento perceptível no seu site de design moderno e colorido. Na Alemanha, a cervejaria possui cinco fábricas e em 2009, foi o primeiro lugar em vendas no país. Mesmo assim, no seu site há um link interessante a respeito da filosofia da empresa, no qual informa-se que a empresa não investe em publicidade exagerada, preferindo investir no conteúdo.
Voltando a falar da cerveja em questão, a Hefeweiβbier, esta é uma cerveja de trigo que segue a Reinheitsgebot e que tem como peculiaridade em sua produção o fato de ser engarrafada com a levedura utilizada na sua fermentação (informação que consegui no site www.brejas.com.br). Sua aparência é típica das cervejas de trigo, possui uma cor amarela escura e é extremamente turva; o creme é branco e denso, com bolhas pequenas. No aroma percebi a predominância de notas que lembram intensamente banana.
Seu paladar me surpreendeu pelo fato de que esperava o que normalmente encontro nas cervejas de trigo, até pela sua aparência característica. Não foi o ocorreu, a cerveja é bem menos densa do que o normal e não proporciona aquela sensação de saciedade. Porém, apresenta notas de banana bem pronunciadas no paladar, ao final da garrafa sente-se um leve gosto frutado e cítrico. No Brejas, eles comentam a presença de cravo que eu não percebi...
Seu Drinkability é alto, é uma cerveja refrescante e não satisfaz tão rapidamente quanto as outras cervejas de trigo. Vale a pena fazer o investimento, que eu não sei informar de quanto é porque foi um presente, sei que é possível encontrá-la no Armazém da Serra, no Mercado Municipal e sei que é um ótimo presente!!! Até a próxima.


Um comentário: